Biografia Marcel Benedetti

 Marcel Benedetti nasceu em Barueri, cidade, que pertence a Grande São Paulo. Nascidos em uma família de operários e agricultores, durante sua infância viveu com simplicidade, mas desde esta época já sentia sua ligação com os animais. Ele estava sempre observando a natureza e se maravilhava com ela.

Curioso desde a infância, ele gostava de observar os insetos, as aves do céu e já se interessava por estudos relacionados aos animais. Desde aquela época ele já percebeu que o seu futuro era relacionado aos animais. Por isso quis estudar para se tornar veterinário. Sem recursos financeiros para pagar uma escola particular, sempre estudou em escolas do estado ou da prefeitura.

Tendo uma formação escolar fornecida, então pelo Estado, Marcel Benedetti sentia que teria dificuldades em atingir o seu objetivo de entrar para uma boa faculdade de veterinária. Por isso, esforçou-se ao máximo, estudando em casa, pois não tinham recursos para pagar um curso pré-vestibular, aprimorou-se e conseguiu uma vaga na UNESP de Botucatu, onde ele viveu 5 anos, até completar o curso de Medicina Veterinária. Logo que se formou, passou a atender em diversas clínicas particulares até poder abrir a sua própria com recursos mínimos.

Ao abrir sua clinica, em seu próprio bairro, logo vieram os clientes. No entanto o bairro em que morava era pobre, na periferia e não permitia que as pessoas pudessem dispor de recursos financeiros para bons tratamentos e cirurgias. Muitas vezes o médico, Marcel Benedetti, se via obrigado pelas circunstancias, a atender os animais sem receber por seu trabalho, pois não podiam pagar por ele.

Não raras vezes Marcel Benedetti fazia consultas, cirurgias e até dava medicamentos às pessoas carentes, que mal tinham o que comer em casa, para que seus animais não sofressem ainda mais. Não raras vezes seu sono era interrompido por alguma emergência, no meio da madrugada, para atender algum animal de alguma favela da periferia de São Paulo. Já adulto Marcel Benedetti acidentou-se e acreditou que não sobreviveria. Desde então se tornou uma pessoa ainda mais espiritualizada. Foi daí que surgiu o primeiro livro, vencedor de um concurso literário. O conteúdo chamou a atenção das pessoas por causa da visão mais espiritualista sobre os animais e foi, então convidado a participar de um programa de rádio, para fala sobre os animais.

O programa que se chama “Nossos Irmãos Animais” é único no gênero, pois apresenta os animais como seres inteligentes e sensíveis, que são capazes de compreender as nossas ações sobre eles. Com o programa Marcel Benedetti conseguiu mudar os pontos de vistas de milhares de pessoas que se tornaram vegetarianas por simples demonstração de respeito a estes seres, que passaram a ser mais bem compreendidos. Milhares de pessoas que não davam importância aos seus animais passaram a respeita-los e a trata-los com a dignidade, que merecem, tanto quanto nós.

Marcel Benedetti foi alvo de diversos detratores da idéia de que os animais são seres inteligentes e sensíveis. Tais pessoas que crêem que os animais não são mais do que meros objetos insensíveis, mas se manteve firme em suas convicções e continua a trabalhar em prol da ampliação desta consciência que criou com seus livros e com seu programa de radio. Ainda na tentativa de ampliar esta consciência nas pessoas, criou, juntamente com outras pessoas que compartilham com ele dos mesmos ideais, uma associação, que tem como objetivo educar as pessoas através de cursos, que envolvem o aprendizado da ética no trato com os animais.

Através desta associação, Marcel Benedetti consegue arrecadar rações e medicamentos que distribui aos animais carentes, contribuindo assim na salvação de milhares de vidas animais.
Certo de que a educação é o caminho correto para uma vida melhor e mais digna aos animais e pessoas, Marcel  crê que ampliando o seu pequeno projeto de educação ética, ministrado na associação, que preside, se ampliarão os horizontes da dignidade humana para com os animais. Por isso o seu desejo de aplicar em seus projetos políticos as ações, que ele reconhece como bem sucedidas. Seu objetivo hoje é ver os animais sendo tratados com dignidade e respeito, pois crê que um crime cometido contra um animal tem a mesma gravidade de um crime cometido contra uma pessoa.

Por isso entre os  principais projetos de Marcel Benedetti  inclui a criação de delegacias de proteção animal com os mesmos poderes de polícia que as delegacias de proteção às pessoas, bem como a criação de clínicas e hospitais públicos para atender animais, cujos donos, que Marcel prefere chamar de tutores, pois crê que ninguém pode ser dono de ninguém, não possuem condições de pagarem por consultas e tratamentos em clínicas e hospitais veterinários particulares.

Marcel Benedetti proferia palestras que visavam ampliar as consciências das pessoas sobre os animais, mostrando a elas que os animais são sensíveis e inteligentes, que são capazes de compreender o que fazemos de bom e de ruim a eles e que eles sofrem quando são maltratados. Ele sabia que não poderia mudar o mundo do dia para a noite, mas sabia que poderia muda-lo, cedo ou tarde, bastando para
tanto dar o primeiro passo.

Marcel Benedetti desencarnou em 1 de Fevereiro de 2010, aos 47 anos, deixando um legado de amor aos animais e obra maravilhosa.  http://www.anda.jor.br/?p=44682