Castração

TEXTO RETIRADO DE http://www.maedecachorro.com.br/search?q=

 

Vamos combinar? Que tal parar de botar bicho indefeso no mundo? Ou de incentivar o comércio de animais?

GENTE!!! Está sobrando! E os que estão sobrando sofrem. E os que não estão sobrando também sofrem, pois há milhões que passam a vida ACORRENTADOS – em espaços ridículos, a correntes minúsculas, às vezes sem NEM CASINHA para proteger do frio, chuva e sol – ou apanhando, ou passando dias inteiros sozinhos trancafiados em sacadas de apartamento, ou convivendo com crianças pequenas que lhes batem, quando não quebram, ou que são abandonados por inúmeros motivos – todos injustificáveis, ou que sofrem horrores indescritíveis nas mãos de ‘criadores’ etc. etc. etc.

PELO AMOR de-qualquer-coisa-em-que-vocês-acreditem, vamos castrar nossos animais (preciso dizer que os meus três são castrados?) e parar com essa festa de procriação desordenada.

CHEGA! Deixem os poucos, ínfimos, criadores sérios fazerem isso. São pessoas de bem que pesquisam as raças que criam, e geralmente não criam mais de uma, e que, justamente por serem sérias, obedecerão aos padrões físicos e emocionais que aquela raça precisa ter, castrando os filhotes que não obedecerem ao padrão para que não enfraqueçam a raça em questão.

NÃO, o seu cachorro/gato NÃO tem consciência da sua sexualidade. Aliás, essa noção nem existe para ele, o que há é um instinto básico, urgente e superior de reprodução. NÃO, a sua cachorrinha NÃO precisa ser mãe, mesmo que ela tenha gravidez psicológica todo santo cio. NÃO, seu animal NÃO vai ficar gordo (tá, talvez os gatos, mas não os cães, definitivamente), nem bobo, nem menos bravo – se você realmente precisa dele assim…

Visitem canis e mais canis e vejam se aquilo é vida. Parir a cada cio, viver confinado em gaiolas, jaulas, cubículos. Ser descartardo quando não for mais produtivo $. Ser vendido sem nem ter dentes na boca ainda, sem haver desmamado de maneira decente, sem ter anticorpos para enfrentar o mundo. Ser comercializado sem o mínimo de preocupação com a escolha dos novos proprietários. OS ANIMAIS SÃO VIDA, tanto quanto você. E não são tratados como tal…

Aqui em Floripa eu passo por um pet shop que vende filhotes toda santa semana. Lá estão eles: lindos, frágeis e expostos. Passam pela vitrine as mães humanas com seus filhinhos e simplesmente levam os bichinhos sem o menor planejamento, por puro IMPULSO, sem levar em conta que um filhote tem necessidades mil, que é mais um filho em sua vida, que cresce, faz sujeira, destrói coisas às vezes, faz xixi/cocô e não necessariamente onde seria legal que fizessem e que têm uma expectativa de vida de, no mínimo, dez longos anos, quando então o filhinho humano que tanto pediu o filhote fofo já será um adolescente com hormônios em polvorosa que não dará mais a menor bola para o cão/gato adquirido a pedidos tão insistentes…

SIM, eu perco as estribeiras quando falo no assunto… E posso parecer hipócrita já que tenho dois cães comprados, mas foi justamente por freqüentar os canis onde os comprei que me antenei para o assunto. Ao ver o desleixo desses que se diziam ‘criadores’ e que são simplesmente psicopatas dinheiristas. Leiam nos outros posts, o Suchi  foi vendido sem dentes na boca ! O Shoyoo morou até os 4 meses, qdo o levei p casa, em uma caixa de madeira. No canil onde o comprei a mulher tinha ninhadas até nos banheiros, dentro do box, fora. Um verdadeiro circo dos horrores. E cria até hoje mais de dez raças…  a Moira é uma sobrevivente, que quando chegou na família fazia cocô perto dos pratos de comida e água, provavelmente por haver crescido em um lugar apertado já que os animais não defecam/urinam perto de onde comem/dormem a menos q não tenham como evitar. SIM, eles são limpos por natureza! (Por isso o jornal ou banheirinho tem que ser colocado sempre longe de onde ele come/bebe/dorme, por favor…).

Não estou dizendo que TODO MUNDO que compra um animal vai judiar dele ou destratá-lo, CLARO que não. Só estou dizendo que enquanto o mínimo de pessoas fizer isso, já não vale a pena, já é DEMAIS.

Não passa semana sem que eu converse com um dono de cão ou gato sem gastar meu latim sobre castração. E, infelizmente, são poucos os que se convencem e praticam este ato de amor tão subestimado.

Fico fula da vida ao ouvir argumentos ridículos e sexistas do tipo “Ai, coitado do meu cachorro, vai virar bicha” (e nem vamos discutir ‘politicamente incorreto’ de uma frase como esta…), ou então: “Ai, coitadinho do Rex, deixa ele ser feliz“.

Só que “feliz” não é exatamente como o Rex se sente quando seu instinto absurdo e urgente de procriação o faz morrer de desejo por todas as cadelas no cio nas redondezas e das quais seus donos não nem têm noção de que existem por terem narizes inferiores de humanos! E então lá vai o Rex fugir para procriar, e fica perdido, ou morre atropelado, ou é simplesmente capturado por outra pessoa que tem grandes chances de simplesmente dar a ele uma vida muito pior. Atenção: fêmeas também fogem no cio!

E por falar em fêmeas, elas que tomam aquelas injeções horrorosas para não entrar no cio e depois têm tumores e mais tumores como efeito colateral? E como esquecer dos milhares de cães com sarna demodécica que têm donos que simplesmente desistem deles quando a doença aflora por não quererem gastar com veterinário e que desconhecem a doença que poderiam evitar que se perpetuasse ou que aparecesse nos cães já infectados simplesmente castrando seus cães’? E as cadelas que morrem silenciosamente de piômetra, pelos mesmos motivos: sovinice e/ou ignorância dos donos… Estes animais todos não são ‘pobrezinhos’ ou ‘coitadinhos’?

São TANTAS E TAMANHAS as tristezas evitadas por uma simples e INDOLOR cirurgia de castração…