Gatos Idosos

CUIDADOS COM GATINHOS IDOSOS

 

Apesar de não aparentar gatos também ficam idosos. É muito importante fazer uma visita ao veterinário pelo menos uma vez ao ano. Após os dez anos de idade precisam de mais atenção.

A observação da boca deve ser feita desde bebê, e após os 10 anos deve-se  verificar mais frequentemente, observe se não tem dentes caindo pela idade e excesso de tártaro, gatos sentem dor em silêncio, se deixarem de comer pode ser este o problema.

Existem rações próprias para gatos idosos, procure fornecer estas. Escolha uma que o gatinho goste, se ele não gostar troque.

Ofereça a eles comidas diferentes, um pouco de carne crua uma vez na semana, comida úmida de latinha. Devemos levar a comida até eles, porque dormem muito e sentem preguiça até de comer, por isso é importante ficarmos de olho.

Beber muita água e fazer xixi toda hora é sinal de problema renal, necessita de veterinário urgente.

Um pouco de emagrecimento é normal, perda de massa muscular, como os humanos, mas se ficar muito magro e leve, precisa consultar o veterinário

Gatos idosos devem ficar mais presos, sem muito acesso a rua para evitar brigas e atropelamentos, com a idade podem ficar um pouco surdos, com isso ficam desatentos e correm mais riscos.

A maioria têm dificuldade para pular e subir nos móveis, inclusive no sofá que é baixo. Eles têm problemas nos ossos como nós.

Precisam ter o seu cantinho na casa, com a cama sempre limpa, quentinha e longe de muito barulho.

É preciso observar o comprimento de suas unhas, que crescem muito e podem encravar na almofadinha da pata. Devem ser cortadas com tesoura especial.

Os pêlos também perdem um pouco o viço, ficam mais opacos, é natural. Às vezes é necessário escovar mais frequentemente.

Alguns gatos não tem nada, vivem muito bem e até brincam depois de idosos, tudo depende de como foi a nutrição na infância, e no decorrer da vida.

Gatos, assim como os humanos, com a idade ficam temperamentais, é importante respeitar, deixando o gatinho quieto onde ele escolher ficar, não insista, não incomode, se tiver crianças não deixe que elas fiquem perturbando o gatinho idoso.

Lembre-se:  Animais idosos são mais frágeis, têm dificuldade para ouvir, enxergar, requerem mais atenção e paciência da nossa parte.

Apesar de idosos, eles continuam tendo muito amor e carinho pelos seus tutores, que devem sempre pensar no seu bem estar, jamais abandoná-los.

 

Diz a lenda que gatos são do ambiente em que vivem, puro mito, eles amam incondicionalmente os seus tutores, até o dia de se apagar, e virar uma estrelinha brilhante no céu.

 

 

Esmeralda – Aproximadamente 11 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                Lady – mais de 10 anos

 

Elvis – aproximadamente uns 9 anos

Sandy   – mais de 10 anos