- Início
- Quem Somos
- ADOÇÃO
- Adotados
- Como Ajudar
- Artigos
- Faça sua doação
- Lojinha-NÃO FAZEMOS VENDAS PELA INTERNET . As vendas de produtos da Mia Vida ocorrem nas feira de Adoção, Brechós e eventos promovidos.
- Mia Mais
- Mia Gatos
- Mia Ação
- Mia Proteção
- A Alma dos Animais
- Eventos
- Gatos Perdidos
- Chico- o Jumentinho
- Cantinho da Saudade
Gatinhos orfãos
GATINHOS BEBÊS ÓRFÃOS. O QUE FAZER?
Encontrou gatinhos bebês?
Saiba que com dedicação e alguns cuidados você poderá salvá-los!
Eles precisam mamar de 4 em 4 horas dependendo da idade, só viverão se alguém se dedicar.
Veja o roteiro abaixo:
- Aquecer e manter a temperatura –
Coloque os gatinhos numa caixa de papelão alta com uma bolsa de água quente e um paninho macio (o tecido de soft é ótimo).
- Alimentação –
Você vai precisar de
- Leite próprio para gatinhos recém nascidos (vendido em pet shops), senão achar compre leite com baixo teor de lactose, leite de cabra ou NAN(em pó).
- Mamadeira para filhotes (encontrada em pets shops), senão encontrar use uma seringa grande, mas procure a mamadeira, pois é fundamental para a boa amamentação.
- Prepare o leite na mamadeira e aqueça em banho Maria, teste a temperatura do leite no seu antebraço, ele precisa estar morno, não quente.
- Amamentando – Veja o nosso vídeo mostrando como fazer. Cuidados com gatinhos órfãos.
Alguns gatinhos são mais difíceis, outros mais fáceis de pegar o bico da mamadeira, tenha paciência.
- Estimulando o xixi e cocô.
É preciso estimular para que os gatinhos façam xixi e cocô, quando estão com a mãe é ela quem faz isso.
Se o intestino não estiver funcionando dê 2 gotinhas de azeite de oliva na boca, é importante para não formar toxinas que podem levar os gatinhos a morte.
Faça isso por 30 dias, depois comece fazendo mingau com leite e mucilon (nutrilon, etc) de arroz e colocando em pratos rasos, conforme eles vão crescendo vá oferecendo outras coisas, tais como patês, sachês, ração própria para filhotes. Aos poucos eles irão comer de tudo.
É a mãe quem ensina os gatinhos a serem limpinhos, e a usar a caixa de areia corretamente, como eles não tem a mãe alguém precisa fazer isso. Se for possível deixe que convivam com outros gatos maiores que eles, pois irão aprender vendo os outros fazerem. Se não tiver outros gatos você terá que fazer isso, colocando na caixa de areia e ensinando tapar. A socialização e educação correta dos gatinhos garantirá o sucesso na adaptação no novo lar.
Para completar a sua dedicação e fazer um trabalho bem feito, quando estiverem com 2 a 3 meses, encaminhe para a castração com veterinários que saibam fazer a castração precoce e depois procure um lar de verdade para eles.