Orientações Gerais

A adoção deve ser feita com consciência, ter um gato é muita responsabilidade, ele não é um brinquedo novo!

Ao contrário do que imaginam as pessoas que não os conhecem, os gatos são extremamente amorosos e dedicados. Muito inteligente, afetuoso, brincalhão, independente, extremamente metódico e um grande dorminhoco. Ele só se aproximará de pessoas nas quais confia. Ele considera o homem mais um companheiro do que um proprietário, reservando-se o direito de fugir para baixo da cama, para dentro do armário, etc e voltar quando quiser, pois para o seu bem estar ele precisa manter sua liberdade de ação. O gato, quando bem cuidado pode viver mais de 15 anos. Ele tem necessidades que devem ser atendidas: precisa ser vacinado e desverminado 3 vezes por ano, ele precisa de atendimento veterinário quando estiver doente.

  • É desde o início que se deve fazê-lo compreender o que ele pode e o que não pode fazer, escolha uma palavra curta que seja fácil para ele entender e use sempre essa palavra com um tom firme e expressão séria, nunca use castigo físico com um gato, porque além de ser um ato covarde não irá resolver nada.
  • Se o gato se sentir ameaçado ele tentará se defender mordendo ou arranhando, não segure um gato quando ele está querendo fugir, por esse motivo crianças pequenas e gatos devem ser supervisionados o tempo todo. A criança não sabe dosar sua força e o gato vai se defender se for machucado. Um gato estressado, que se sente ameaçado pode ser agressivo com alguém familiar.
  • O gato RONRONA na presença de um outro gato ou de uma pessoa, para demonstrar contentamento ou submissão. O Ronronar aparece por volta de 1 semana de idade.
  • Evite segurar seu gato durante uma briga ou força-lo a ficar em seu colo na presença de pessoas estranhas. As causas do estresse são várias, tais como insegurança, sentir-se acuado, tédio, solidão, reformas na casa, barulhos altos, existência de alguma doença, sentir-se abandonado, mudança de casa, etc.
  • Se o gato ficar em apartamento é importante TELAR as janelas e sacadas, pois ele pode querer perseguir um pássaro ou dormir no parapeito e cair. Mantenha janelas e portas fechadas até que não estejam teladas. Gatos só tem sete vidas em desenhos animados.  Nunca corte os bigodes de um gato. leia Telas nas janelas
  • O gato possui muita energia para gastar, principalmente os filhotes, então deixe brinquedos variados à disposição, bolinhas, caixas etc. O melhor é aquele com o qual brincamos junto com ele.
  • Para mudanças na alimentação faça a substituição gradualmente, misturando em quantidades crescentes o novo alimento com o antigo. Senão poderá ocorrer diarréia.
  • Os gatos se adaptam facilmente a novos ambientes e a novas pessoas, se ele for bem tratado, castrado e se sentir seguro, ele não fugirá de casa. Se o gato for adulto é aconselhável que ele fique fechado durante um tempo e vá conhecendo a casa e o quintal aos poucos até se adaptar e se sentir seguro na nova casa. Quando adotamos um gato (adulto ou filhote) é necessário um tempo de adaptação para ambas as partes, ter paciência nesse período é fundamental.
  • Os gatos digerem mal a lactose. Procure utilizar leite com baixa lactose e em pouca quantidade, pois muito leite pode provocar diarréia.
  • Os gatos são suscetíveis a problemas urinários. Dê para o seu gato uma ração de boa qualidade – lembre-se “o barato sai caro”, principalmente para o seu gato. Essas medidas irão gerar economia com o veterinário.
  • ADULTO x FILHOTE : Se você não tem tempo ou paciência para criar um filhote, que é mais brincalhão e exige mais cuidados, adote um animal adulto. Você já saberá que personalidade ele tem e poderá escolher um que se encaixe com o seu perfil.  Animais adultos também são muito gratos e fazem de tudo para agradar. Eles querem agradecer a chance de um lar, depois de tanto tempo de sofrimento e uma vidinha injusta
  • A CAIXA DE AREIA: O gato é um animal muito limpo, ele tem por hábito esconder seus excrementos, dificilmente ele fará as necessidades fora da caixa. Recomendamos utilizar uma caixa de bordas altas colocada em um local tranqüilo, longe de sua cama e da sua comida e água. Para neutralizar os odores da urina deve-se limpar a caixa com água, vinagre ou limão. Pode acontecer dos gatos urinarem fora da caixa, as razões mais freqüentes são:
  1. Mudança brutal de hábitos (mudança de família, chegada de um novo gato, de um cão, de uma nova pessoa……..)
  2.  Marcação de seu território através de jatos de urina em cortinas, móveis, paredes, etc. Esse problema geralmente é solucionado com a castração.
  3. Aparecimento de certas enfermidades dos rins e vias urinárias, manifesta-se através de necessidades urgentes e freqüentes de urinar às vezes acompanhada de dor ou sangue. Nesse caso consultar urgente o veterinário. Lembre-se mantenha sempre a caixa de areia limpa.
  • A ESTERILIZAÇÃO  é um ato de amor com o seu animal No cio das gatas NÃO ocorrem perdas sangüíneas, durante o cio as gatas miam bastante, miam alto, ficam mais dengosas e mansas. A esterilização é sem dúvida nenhuma a medida mais saudável e prática de se evitar uma concepção indesejada. É um ato preventivo devido à precocidade da espécie felina, e as dificuldades de adoção dos filhotes. É menos traumatizante do que a repressão dos instintos sexuais ou a eutanásia sistemática das ninhadas.
Um gato esterilizado adquire novos hábitos: torna-se mais caseiro e carinhoso, como conseqüência a expectativa de vida aumenta já que o gato castrado fica menos exposto aos riscos da vida boêmia, como brigas, envenenamento, agressões por parte das pessoas etc.
Procure castrar sua gata antes do 1° cio. Há evidências científicas de que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm reduzidas praticamente a zero à incidência de tumores de mama quando adultas, e doenças do aparelho reprodutor.
Muitos gatos e gatas que não são castrados acabam tornando-se gatos de rua porque saem de casa, se perdem e não conseguem voltar.
A aplicação de hormônios para inibir o cio pode causar muitos problemas para as gatas.
Leia mais em ESTERILIZAÇÃO  e  REPRODUÇÃO E FILHOTES.
  • COMPANHIA: Os animais sentem tristeza assim como os humanos e muitos sofrem de depressão.  Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho para lhefazer companhia, o gato é a melhor opção, mas procure optar sempre por dois ao invés de um. Os gastos e o “trabalho” são praticamente os mesmos e eles poderão dormir e comer juntos, um fazendo companhia para o outro. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono, mas não é raro ver um gatinho filho único deprimido, com manias para chamar a atenção.  Muitas pessoas que já adotaram apenas um gatinho nos procuram para adotar um irmãozinho para ele. Por isso, considere adotar dois.
  • SEGURANÇA:  Gatos são muito curiosos e podem tentar pegar insetos,pássaros ou objetos fora do apartamento. Muita gente acha que é besteira,mas realmente acontece de o gatinho cair e morrer ou ficar com problemas para o resto da vida. Donos responsáveis querem sempre o melhor paraseus gatinhos e isso inclui a sua segurança.   Se você mora em casa, as telas não são item obrigatório, pois eles não correm o risco de despencar.No entanto, gostamos que nossos gatinhos sejam adotados por pessoas quemorem em casa fechada, na qual o gatinho não terá acesso algum à rua. São animais sofridos, que já passaram pelo pior, e desejamos que eles não corram mais riscos desnecessários de serem atropelados, maltratados e peguem doenças de outros gatos (algumas sem cura e sem vacina)   As pessoas ainda acreditam que os gatos devem viver soltos, com liberdade para passear pela vizinhança, porém isso só os coloca em risco. Um gato criado dentro de casa ou apartamento vive 15, 16, até 18 anos, já um gato que sai para passear some ou é assassinado ainda jovem. Leia Lugar de gato é em casa.
     
  • TRANSPORTE: Os gatos não devem ser transportados no colo, pois podem se assustar, te arranhar, fugir ou até mesmo provocar um acidente. Eles precisam de uma caixinha de transporte segura e feita especialmente para eles. À venda em pet shops.
  • DINHEIRO:  Não basta dar comida e amor para o seu gatinho. Você precisa estar preparado financeiramente para as despesas com veterinário. Isso inclui: vermífugos, anti-pulga e vacinas periodicamente e castração uma vez na vida.  Sem falar que de vez em quando seu gatinho poderá ficar doente e o tratamento nem sempre será barato. Esteja preparado para doenças e emergências veterinárias. . Você sabe quando irá ficar doente? Os gatos também não…
  • BRINCADEIRAS: Muita gente adota um gato e espera que ele se comporte como um cachorro. Isso é errado! São espécies diferentes e cada um tem seu jeito de ser.  Os gatos adoram brincar de morder e arranhar. Adoram bolinhas de papel e fiozinhos. Adoram caixas, sacolas de papel e túneis. Tente essas brincadeiras e você vai rolar de rir! Cuide com sacolas plásticas. Não deixe pelo chão.
  • CAMINHA: Os gatos gostam de lugares limpos e macios. Quanto mais fofinho, melhor.  A caminha pode ser de espuma, própria para gatos, mas também pode ser uma cestinha de vime ou de palha, forrada com um cobertorzinho, ou ainda uma caixinha de papelão. o importante é que ele tenha um lugar confortável e quentinho para dormir, eles sentem muito frio, pode ser uma caixa com uma lãnzinha.
  • UNHAS: Existem tesourinhas próprias para cortar a unha dos gatos. Preste atenção para cortar somente a pontinha. Jamais corte a parte rosa, pois o gato sentirá dor e sangrará.   Compre um arranhador e ensine o seu gato a usá-lo desde pequeno. Os gatinhos adultos também podem aprender a usar o arranhador.
  • O ATO DE ARRANHAR É NORMAL: Todo gato arranha, ele faz isso para tirar as lascas que ficam presas nas laterais das unhas, é a manicure dos gatos e eles adoram. Deve-se providenciar um arranhador para ele e estimulá-lo a usar, caso contrário ele irá usar os móveis. O arranhador deve ficar em um local fácil para o gato usar, não adianta deixar o arranhador na lavanderia se ele vai arranhar o sofá da sala. Os felinos aprendem por associação e antecipação.
  • UM GATO PODE MORDER POR BRINCADEIRA OU NERVOSISMO: A brincadeira é um comportamento normal e é uma conseqüência do seu instinto de caçador. Um gato identifica uma mão ou pé como sua presa. Não incentive um filhote a tomar sua mão como presa. Simulações de luta devem ser evitadas. Se convidarmos um gato a nos atacar quando mexemos a mão não podemos ficar bravos quando ele furar nossa pele. Os gatos gostam de brincadeiras suaves e delicadas. Sempre use um objeto para brincar de caçadas com seu gato e nunca partes do seu corpo como pés ou mãos. A agressão por nervosismo geralmente aparece durante as carícias, sobretudo no ventre do animal, sendo às vezes sinal de impaciência. Nesses casos não prolongue as carícias.
  • ESCOVAÇÃO: Gatos adoram ser escovados. E é muito bom para eles, pois escovar retira o excesso de pêlos que eles normalmente lambem e engolem.
  • CAÇA: Por mais cruel que pareça, se o seu gato te levar um passarinho, uma borboleta, lagartixa ou rato na boca, ele estará simplesmente tentando te agradar. É um presente que ele estará te oferecendo. Se você recusar ou brigar com ele, ele ficará profundamente magoado.
  • COLEIRAS : Gatos ficam lindinhos com coleiras, mas muito cuidado na hora de escolher. Como eles são ágeis, escalam, pulam, se enfiam em buracos, a chance de se enforcarem é grande. Por isso, as coleiras devem ser totalmente de elástico. Em caso de soltar.  Não coloque guisos, o barulho irrita e deixa os gatos nervosos.
  • INTOXICAÇÃO: Muito cuidado com produtos de limpeza, que podem provocar intoxicação e alergia em seu bichinho.  Também cuidado com plantas tóxicas, como”comigo ninguém pode” e algumas samambaias.
  • OS PERIGOS DA AUTO MEDICAÇÃO: Só o veterinário pode medicar o animal, além de saber quais medicamentos podem ser usados em gatos ele está preparado para agir em casos imprevisíveis de efeitos colaterais. Muitos medicamentos de uso comum em cães e pessoas podem causar intoxicação grave e morte nos gatos, alguns nunca devem ser usados.
  • BANHOS: Gatos de pêlo curto não precisam de banhos muito freqüentes. Se for preciso faça em dias quentes, coloque água morna em uma bacia e vá molhando o gato com as mãos (alguns gatos têm pavor de água). Cuide para não entrar água nas orelhas, pois pode causar OTITE. No final seque bem o gato. Gatos normalmente não precisam de banho. O gato é muito limpo e higiênico por natureza. Se for levar em pets shops para dar banho, procure levar em locais conhecidos, informe-se antes sobre o local, se possível fique junto. Em muitos locais na hora do banho os animais são tratados com brutalidade, há vários casos de animais que voltaram com dentes quebrados, machucados etc. Então, se for para ser maltratado melhor que fique sujinho, ou dê banho na sua casa mesmo, não é tão difícil. Outra boa opção é escovar com água morna e um pouco de vinagre de maçã.
  • BOLAS DE PÊLO: Os gatos têm o hábito de fazer a toalete lambendo sua pelagem, com isso eles engolem pêlos mortos. Para ajudá-lo a eliminar esses pêlos providencie graminhas para ele comer e escove o gato se puder diariamente. Não se deve dar óleo mineral, esse pode ser aspirado e fazer uma pneumonia ou se acumular nos pulmões e causar danos.
  • SECREÇÕES NOS OLHOS: Utilize soro fisiológico para limpar os olhinhos do gato e consulte um veterinário. Não use água boricada.
  • VERMIFUGAÇÃOOs gatos também podem ser infestados por parasitas, e devem ser vermifugados a intervalos regulares. A mãe pode transmitir vermes aos filhotes tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes. Utilizar vermífugos próprios para gatos. Todos os filhotes devem ser vermifugados no seguinte esquema:
  1.  30 dias de idade: 1a. dose
  2. 45 dias de idade: 2a. dose
  3. 60 dias de idade: 3a. dose
  • ALIMENTAÇÃO:O QUE É PRECISO TER PARA A CHEGADA DO MEU GATINHO?
    Caixa sanitária  – Granulado sanitário (areia para gatos)  – Caixa de transporte  – Comedouro  – Ração  – Caminha e cobertor  – Arranhador  – Bolinha, brinquedos.
    • RAÇÃO SECA: Alimente seu animal com uma ração de boa qualidade e adequada à sua idade.   Os gatos comem pequenas porções várias vezes ao dia. Deixe a ração à disposição do bichinho juntamente com a água. Procure fornecer uma ração Super Premium ou Premium. Pois garantem uma saúde perfeita, pêlos macios e também uma velhice sem problemas urinários. Os gatos são suscetíveis a problemas urinários. Por isso utilize uma ração de boa qualidade – lembre-se “o barato sai caro”, principalmente para o seu gato. Essas medidas irão gerar  economia com o veterinário.Há outras vantagens em comprar rações “super premium”: os gatos  comem menos, fazem menos cocô, mais durinho e menos fedido. O preço acaba sendo compensado com uma menor quantidade de ração a ser comprada por mês e com uma saúde exemplar do gato  Gatos adoram tomar água LIMPA. É preciso trocar sempre, pois, como dissemos, são animais muito higiênicos.
    • RAÇÃO ÚMIDA: Os alimentos úmidos contém em media 80% de água. São necessárias de 300 a 400g para satisfazer as necessidades diárias de um gato adulto. Isto representa uma despesa anual alta.
NÃO DÊ ANIMAIS DE PRESENTE ! 
Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo.
Animais não são objetos!  
        NÃO COMPRE ANIMAIS! 
Além de você tirar a chance de um animalzinho de rua ganhar uma casa, você está estimulando o comércio indiscriminado de VIDAS. Sim, VIDAS não têm preço.

Não alimente o sustento de quem faz uma gatinha ou uma cadelinha  parir a vida inteira para encher o bolso de dinheiro.